quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O Quarto de Jack

Sinopse:
Original, poderoso e soberbo, Jack é inesquecível: a coragem e o imenso amor numa história perturbante contada pela voz da inocência.
Para Jack, de cinco anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho.
O quarto é um lugar que nunca vai esquecer; o mundo é um sítio que nunca mais olhará da mesma maneira.


Comecei a ler este livro porque a minha irmã o tinha comprado, porque o seu namorado leu o resumo e achou - não entendi ainda o porquê - que era a 'cara dela'! A minha irmã emprestou-me o livro e eu li! A história é maravilhosa, contada por uma criança de 5 anos que, cujo mundo é apenas aquele quarto, tudo o que ele conhece está ali, no seu quarto. Eu ainda pensei que talvez fosse a identificação com o quarto ser o 'nosso mundo'. Mas não! Aquele quarto não tem nada a haver com aquilo que vivemos, nunca achei que tivesse um quarto ou melhor 'o meu mundo'. Principalmente quando temos medo de estar sozinhos em casa, é que nem no meu quarto eu me sentia protegida e acredito que a minha irmã também não! Depois de eu ter passado a barreira dos 30, decidi mudar algumas coisas, visto que já era uma senhora! Deixei de roer as unhas e há 2 anos mudei de casa e só desde este verão é que fico sozinha em casa, com as luzes apagadas. Sério, é tramado quando os fantasmas nos assustam e assombram o nosso silêncio! Há coisas que já superei, bolas sou uma crescida! Mas o 'meu mundo' só o tenho como meu há pouco tempo! Não há nada que pague o nosso sossego, a nossa sanidade mental. Portanto, o Jack teve de sair do quarto e explorar o mundo cá fora. Nós foi mais ao contrário! Primeiro explorámos o mundo cá fora com receio de estar no quarto! Não trocava por nada deste mundo, a minha idade agora pela minha juventude. Só pelos amigos, pela vivência, experiência. Não pela vida que tive! Agora sei apreciar o silêncio do meu quarto e quero vivê-lo sem esquecer o mundo cá fora.
Recomendo a leitura do livro, é realmente fascinante, tem uma leitura fácil que nos deixa completamente 'agarrados' para saber o que se vai passar na página seguinte.

2 comentários:

Beta disse...

Manina, trouxeste-me as lágrimas aos olhos...

Outra prespectiva, mas uma bela comparação!

Qto às parecenças com o meu mundo, visto pelos olhos do A, eu depois explico-te ;)

Beijos, muitos e grandes

PS: O "nosso mundo" é uma coisa que deve ser muito estimada, guardada e principalmente preservada! Adoro ir ao meu, muitas vezes, mas não consigo tantas qto gostaria, os putos e a vida não me deixam muito tempo...

Página Solta disse...

love you forever and ever :) always together! <3<3<3<3